quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dieta da USP - Emagrece 14 quilos em 2 semanas.



Eu sei que muitos nutricionistas vão querer me matar, mas a Dieta da USP (também conhecida por outros nomes) realmente FUNCIONA.


Eu fiz a dieta por 4 dias (sim, foi o máximo que consegui, porque tive que viajar no quinto dia e não consegui fazer mais). Mas nesses 4 dias, emagreci 3 quilos.

Emagreci 3 quilos diretamente pela dieta da USP e mais 4 indiretamente nos dois meses seguintes, pois após a dieta e por causa dela, diminui bastante as quantidades de comida. Na verdade, passei a comer metade do que comia antes e mesmo que eu tentasse comer mais, não conseguia ou acabava passando mal depois. 

Comecei a fazer a dieta porque acompanhei um amigo no Facebook que começou e fez um diário sobre tudo o que comia e quantos quilos perdia. Após 14 dias ele havia perdido pouco mais que 12 quilos. Resolvi testar e realmente funciona! Uma pessoa grande e mais gordinha perde 1 quilo por dia. Eu, como sou pequena e não muito gorda, perdi um pouco menos.

Para mim funcionou para emagrecer rápido e também como uma reeducação alimentar, pelo menos para que eu diminuísse a quantidade de comida que comia de uma vez, agora como menos e fico com fome a cada 3 horas. Na verdade, acabo comendo o a mesma quantidade, mas divido em várias refeições e não só três, às vezes duas.
Uma dica importante: No primeiro dia passei fome porque fiz apenas 3 refeições e como os alimentos são digeridos rapidamente, eu ficava com fome. À partir do segundo dia comecei a comer o alimento que estivesse escrito à vontade no cardápio do almoço (salada, frutas) o dia todo. Assim, não passei mais fome.

E para os nutricionistas que querem minha cabeça: Achei esse cardápio muito mais saudável do que a alimentação de muita gente. É repleto de verduras e frutas, tem proteína e pouquíssima gordura. Muito melhor do que pizza e cachorro quente. Eu, pelo menos, comi em 1 semana mais verduras do que como em 1 mês.

Não estou aconselhando ninguém a fazer a dieta, cada um faz o que quer. Só estou dizendo que para mim funcionou. E se chegar no quarto ou quinto dia e não aguentar, pare. Não é necessário e nem se deve fazer a dieta por mais do que 14 dias, pois como eu já disse, após esse período o seu corpo acostuma e você continua emagrecendo, é só dar uma segurada nos doces e massas.

Instruções: 

Depois de completa a série, comece novamente desde o primeiro dia ao sétimo dia. 

Depois de 14 dias você terá perdido, em média. 14 Kg. 

No 15º dia você poderá retornar a seus hábitos alimentares normais.

Verduras permitidas: agrião, chicória, alface. 

Pode beber água, café e chá (sem açúcar) o dia inteiro.

Você não deve substituir os alimentos e nem trocar de horário.



Cardápio:


Primeiro Dia
Manhã: Café preto sem açúcar. 
Almoço: 2 ovos cozidos e verduras a desejar. (não coma a gema, só a clara, ela que tem proteínas, a gema é muito calórica)
Jantar: salada de alface com pepino e salsão à vontade.

Segundo Dia
Manhã: Café com bolacha cream-craker
Almoço: 1 bife grande com salada de frutas à gosto.
Jantar: Presunto à vontade.

Terceiro Dia
Manhã: Café com biscoito cream-crakers.
Almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas.
Jantar: presunto e salada.

Quarto Dia
Manhã: Café com biscoito.
Almoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontade.
Jantar: Salada de frutas e iogurte natural.

Quinto Dia
Manhã: Cenoura crua batida com limão e café preto.
Almoço: Frango grelhado à vontade.
Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura.

Sexto Dia
Manhã: Café com biscoito.
Almoço: Filé de peixe com tomate à vontade.
Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura.

Sétimo Dia
Manhã: Café com limão.
Almoço: Bife grelhado e frutas à vontade.
Jantar: Comer o que quiser, menos doce e bebidas alcoólicas.

;)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Prisão de ventre? Resolva já esse problema!



Se você é um dos que sofrem deste mal, veja o que fazer para acabar de vez com ele.

As principais causas da constipação ou prisão de ventre são:

- Desidratação
- Excesso de comidas derivadas de leite.
- Pouca ingestão de fibras
- Stress e problemas emocionais.


Veja o que devemos fazer para nos livrar deste mal:

- Água:

O seu intestino precisa absorver água e se você não ingerir a quantidade certa de água por dia (mínimo 2 litros), ele vai precisar retirar o máximo que conseguir de líquido da comida. Isso vai fazer com que suas fezes fiquem ressecadas e obviamente, sejam bem difíceis de serem eliminadas.

Para saber se você está ingerindo a quantidade correta de água, analise seu xixi. Sim! O único xixi que pode sair amarelo é o primeiro do dia, o restante deve sair completamente transparente e sem cheiro. Uma pessoa saudável faz xixi no mínimo 12 vezes ao dia.

Apenas tomando água nas quantidades corretas, já conseguimos resolver 60% das prisões de ventre.

- Leite

Nosso corpo não foi desenvolvido para digerir lactose depois dos 18 meses de vida. Por isso, quando consumimos muito leite, manteiga, queijo, nosso estômago e intestinos ficam irritados e isso gera um processo infeccioso que produz muco. Sim, muco. O mesmo que sai do seu nariz quando você está com os bronquios inflamados.

Se você for esperto já deve ter percebido que se entope o seu nariz, o muco também entope seu intestino. Como seus bronquios, seu intestino também pode levar 1 semana para se recuperar e até lá, você pode ficar sem conseguir ir ao banheiro.

Portanto, seu intestino vai agradecer se você decidir não consumir mais leite e seus derivados, ou pelo menos diminuir o consumo.


- Fibras

Seu intestino precisa de fibras e alimentos fáceis de serem digeridos para funcionar bem. Isso significa que quanto mais legumes, frutas e verduras você comer, mais visitas fará ao vaso.

Frutas demoram em média 2 horas para serem digeridas, legumes e verduras 3, carne de 8 à 24 horas.

Utilize esta conta para fazer sua alimentação: Se comer uma fruta, espere 2 horas para comer outra coisa, legumes, espere 3... agora, quero ver você esperar 24 horas para comer algo após ingerir carne... Óbvio que você não vai e nem deve. Você vai é jogar é um monte de comida em cima daquele bolo que está lá, que vai demorar mais 24 horas para ser digerida e vai criar um ciclo de entupimento no coitado do seu intestino... E se tomar leite, comer queijo e manteiga... ixi... aí é que tá pronta a festa mesmo... uma semana de festa do cocô na sua barriga, cada hora chegando mais convidados.

Coma legumes, frutas e verduras e evite comer carne se você tem problemas de constipação.

- Qualidade de vida é fundamental.

Seu intestino sofre junto com você quando você está estressado ou com problemas emocionais. Ele simplesmente não quer saber de nada nesses períodos... Como não posso sugerir que você evite problemas emocionais ou stress, pois é impossível (se souber como, por favor me conte, que vamos ganhar milhões com sua descoberta!), vou sugerir 2 coisas que ajudam muito a diminuir o stress e também ajudam no funcionamento do intestino:

  Yoga: diminui os níveis de stress e seus movimentos estimulam o trabalho do intestino.

  Exercícios que trabalham com a gravidade como corrida e cama elástica: ajudam a  diminuir o stress, a ansiedade e como a gravidade é fundamental para nosso intestino trabalhar, esses exercícios ajudam as fezes a descerem intestino abaixo.

12 à 30 minutos por dia já são suficientes.



Veja alguns sintomas que podem estar relacionados a problemas intestinais:

Gases, abdome distendido, cólicas, diarréias, intolerância alimentar, candidíase, rinite, eczemas, alergias, fibromialgia, artalgia (dores articulares), psoríase, alterações de humor, insônia, depressão, sindrome da fadiga crônica, desânimo, stress, cansaço, enxaqueca, mau-humor, inchaço nas pernas, desinteresse no trabalho, perda de apetite sexual, mãos e pés frios.



Terapias intestinais

Pouca gente sabe, mas existem muitos tratamentos para problemas do intestino que não são à base de laxantes e outros remédios que estragam mais do que arrumam seu intestino, mas sim à base de água. Sim, pura e simplesmente água. Confira:

   - Enema

Se você estiver há muito tempo sem fazer o número 2 e estiver se sentindo mal, você pode fazer um enema. Clique aqui para saber o que é e como fazer.

   - Hidrocolonterapia

Se você tiver problemas maiores de constipação que estiverem causando hemorróidas e outras coisas mais, você pode fazer uma desintoxicação do intestino, para retirar tudo o que está parado lá dentro e todas as placas que se acumularam durante anos.

Na verdade, todas as pessoas deveriam fazer a hidrocolonterapia, pois após o tratamento, o intestino trabalha muito melhor e consegue absorver mais nutrientes dos alimentos, o que gera saciedade mais rápido e faz com que você sinta menos fome e até emagreça.O tratamento inclui também uma aula sobre alimentação.

Clique aqui para saber mais sobre a hidrocolonterapia.






;)







terça-feira, 17 de abril de 2012

Dessa vez você emagrece!




Sim! Agora vai!

Sabe por quê?

Porque agora você vai entender direitinho o que você anda comendo por aí.

Primeiro vamos ver O QUE VOCÊ DEVE COMER:

A boa alimentação é composta de:

- 80 a 60% alimentos crus (frutas, legumes, verduras, sementes)

- 20 a 40% alimentos cozidos (grãos)

- pouquíssimo ou nenhum derivado de animais. (prefira os orgânicos)

- Muita água.


Parece difícil, mas é fácil:

Troque o café da manhã por um SUCO VERDE. Se você não toma café da manhã, apenas tome o suco verde. Ficar sem comer por muito tempo engorda. É uma das táticas dos lutadores de sumô para ganhar peso.
No almoço e jantar coloque 60 à 80% de comidas cruas no seu prato, pouco cozidas ou cozidas no vapor também são boas. Se estiver crocante, está bom. As muito cozidas perdem todas as vitaminas e é como se você estivesse comendo um monte de nada, além de ficarem ácidas.
Coloque 20 a 40% de comidas cozidas. Por comida cozida eu quero dizer grãos que não podem ser comidos crus, como arroz integral, milho, soja. Não vá encher o prato de batata frita, por favor!
Aliás, batata é amido, que é um tipo de açúcar, logo, tem os mesmos efeitos do açúcar no corpo, portanto consuma com moderação.
Quando tiver fome coma uma fruta, legume ou semente. Amendoas são ótimas, pois contém muito ômega 3 e cálcio e dão uma sensação de saciedade por até 3 horas. Mas não vá se entupir de sementes. Elas são boas, mas consumidas moderadamente porque engordam. Se você realmente estiver evitando outras fontes de gordura, até pode comer um pouco mais.
Repare que eu não coloquei quantidades. Sim, porque se sua dieta for 80 a 60% de comidas cruas e pouquíssimo ou nenhum derivado de animais, você pode comer o quanto quiser, que não vai engordar.

Faça exercício. De 12 à 30 minutos por dia, todos os dias. O organismo libera toxinas através do suor e  seu fígado precisa dos exercícios para bombear o sangue e retirar as toxinas.
Exercícios também ajudam a fortalecer os ossos.

Se tiver vontade de comer algum dos alimentos que sabemos que fazem mal para a saúde e para a cintura, coma. Não passe vontade, é só comer pouco. Passar vontade é o primeiro passo para que você desista.


Agora vamos falar sobre os alimentos que engordam e fazem mal para a saúde. Acho que entendendo como eles são produzidos e o que acontece com eles quando entram em nosso organismo será mais fácil diminuir seu consumo e até dizer adeus.

Já vou avisando, você vai passar pelas 7 fases do luto - Choque, Negação, Depressão, Culpa, Ansiedade, Agressividade e enfim... Aceitação.

Seja forte!

Vamos começar pelo mais simples ou mais fácil de cortar:

- AÇÚCAR

Nessa hora algumas pessoas devem estar pensando: "Se o mais fácil é o açúcar, imagine o resto." É, mas é... sinto muito... assim como o meu, o seu corpo não aguenta mais tanta porcaria.

O açúcar é um carboidrato puro.
Carboidratos são amigos. Nosso corpo precisa deles para produzir energia, portanto, não deixe de comer (com moderação).
Mas os carboidratos puros como açúcar, farinha branca, pão branco e arroz branco não são amigos. Aliás, são inimigos da nossa saúde e da nossa cintura.
Nosso pâncreas é responsável pela produção de insulina, que é responsável pela entrada da glicose nas células, porém ele não consegue produzir muita insulina de uma só vez.
Tudo o que é refinado (carboidrato puro) é absorvido muito rápido pelo organismo e a insulina produzida não dá conta de toda essa glicose, então o nosso corpo armazena o que sobrou em forma de gordura para utilizar depois.
Arroz, farinha e pão integrais são amigos. Claro que ainda são carboidratos e devem ser consumidos com moderação.
Os grãos integrais demoram muito mais tempo para serem absorvidos pelo organismo, isso significa que absorvemos a glicose aos poucos dando o tempo necessário para que o pâncreas fabrique aos poucos insulina suficiente.

Agora, o açúcar processado, esqueça! Nem mascavo, nem orgânico, nem rapadura, que é doce, mas não e mole de queimar, não.


- CARNE

Carnes brancas e vermelhas são cheias de hormônio. Hormônio para o animal engordar , hormônio para dar leite, hormônio para botar ovos. Nãõ preciso nem dizer que se o animal recebe hormônio e nós comemos o animal, logo... Sim, você está consumindo hormônios para engordar!
Além de ingerir hormônios para engordar, a carne é rica em gorduras saturadas, que são péssimas para seu organismo e vão direto para a sua cintura e para o seu coração.
Qualquer carne, mesmo a mais branquinha é cheia de gordura saturada.
Sem contar que como os animais criados para consumo são extremamente maltratados e estressados, eles ficam doentes com frequência e recebem altíssimas doses de antibióticos.


- LEITE e derivados

Como alguns já sabem, nosso organismo é feito para digerir leite até os 18 meses de vida e mesmo assim, leite humano, não o leite de vaca, cabra, búfala. O leite de vaca é para bezerro que precisa engordar 500 quilos antes de ser desmamado. Imagino que essa não é a sua meta, é?... Bom se for, continue bebendo bastante leite.

O leite e seus derivados causam irritação no estômago e intestino, podendo gerar um câncer de estômago e cólon além de muitas outras doenças, pois aos 18 meses de vida deixamos de fabricar enzimas para digerir a lactose, o leite de vaca tem 3 vezes mais proteínas que o leite materno, que tem pouca proteína e é rico em gordura boa (DHL), o que não acontece com outros leites, que são ricos em gordura saturada.

Se você quer parar de beber, mas não sabe se vai conseguir ficar longe por muito tempo, vou te dar uma forcinha...

 Bom, por onde eu começo? Pelo nojento ou pelo chocante?

Ok, chocante!

Para dar leite o ano inteiro os animais recebem doses enormes de hormônio, estrogênio para ser mais exata. E como sabemos, o estrogênio é hormônio feminino. O que poucos sabem é que quando o animal recebe altas doses deste hormônio ele libera altas quantidades no leite.
É por isso que as mulheres estão entrando na puberdade cada vez mais cedo e e os homens cada vez mais tarde e não é mais tão raro homens com peito, cintura fina e poucos pelos no corpo. Ele também diminui a libido.

Agora a parte nojenta.

Alguém já viu uma mulher amamentando ou já conversou com uma? Elas vão dizer que é maravilhoso, mas a verdade é que dói e machuca.
Agora imagine amamentar uma máquina várias vezes ao dia e por um looongo período... Sim... machuca e muito.
Resultado: PUS.
Sim, pus! Aquele líquido amarelo que sai das feridas infeccionadas.
O leite que bebemos é cheio de pus. Ok, nós aqui da cidade grande tomamos "leite de caixinha" (pasteurizado) que eles fervem à altíssimas temperaturas e matam todas as bactérias. Mas e o resto dos alimentos feitos com o leite sem ser pasteurizado como queijo, manteiga, requeijão, doce de leite... adivinha?... Pus!


- PEIXE

Sim, peixe é carne branca, mas tem suas particularidades, porque a maioria das pessoas acha que é bom.

Aí você vai dizer: "Mas peixe é bom. Tem Omega 3!"
É, é verdade. Mas a gordura do peixe não é só omega 3. Na verdade 70% é gordura saturada, exatamente como as outras carnes ou seja, ENGORDA, sim!
A carne de peixe também é contaminada por mercúrio, devido à contaminação de rios e mares.

Existem outras formas de ingerir omega 3, que são menos prejudiciais, através do consumo de azeite e castanhas.


- ALIMENTOS PROCESSADOS

Isso significa qualquer alimento que tenha passado por qualquer tipo de processo. Geralmente as empresas processam os alimentos para que eles durem mais.
Ou seja, eles adicionam um monte de ácidos e gorduras (os conservantes). Engordam!
Esses conservantes deixam nosso organismo ácido, quanto mais ácido, menos oxigênio e células sem oxigênio se transformam em células cancerígenas. É por isso que dizem que conservantes são cancerígenos.
Eles também adicionam farinha e açúcar aos montes, mesmo nos alimentos salgados. Engordam muito!
Assim como adicionam sal nos alimentos doces. Sal incha!
É uma verdadeira lambança. Por isso, o único jeito de você saber o que está comendo é preparando seu próprio alimento.

- CAFÉ

Café é um dos alimentos mais ácidos que existem. Como já sabemos, organismo ácido = câncer e outras doenças crônicas. Fora as quantidades de açúcar e adoçante que você coloca em cada xícarazinha. Açúcar engorda e adoçante faz você querer comer coisas que engordam.


- ÁLCOOL

O álcool é acido e além de fazer você perder a compostura, faz você perder a percepção de saciedade. Isso significa que você come muito mais do que devia porque seu cérebro não envia sinais ao seu organismo dizendo que você já comeu o suficiente. Para quem está querendo emagrecer, essa não parece ser uma boa coisa, não é?
Ah, e ácool também deixa você inchado por uma semana.

- REFRIGERANTE

Os refrigerantes contém em média 3 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de chá de sal por copo. Para dar o gosto mais azedo ou qualquer outro gosto e cor, adiciona-se alguns corantes e sabores artificiais, que são ácidos.
Para que toda essa porcaria dure mais tempo, adiciona-se mais ácidos - os conservantes.
Imagine como seu corpo agradece cada vez que você manda esse lixo todo para que ele se vire para limpar.
Resultado: Gordura e, claro, câncer.

E se você está pensando que está melhor porque toma refrigerante diet. Saiba que o adoçante utilizado no lugar do açúcar, seja ele aspartame ou qualquer outro, é muito mais prejudicial à saúde. É mais um ácido e precisa de ainda mais conservante. E se você acha que vai emagrecer com essa porcaria, está bem enganado. Adoçantes fazem você ter muito mais vontade de comer carboidratos.

É... o negócio é beber água, mesmo... ou suco, mas natural, feito na hora e sem açúcar.


Estou preparando um post sobre essa "dieta" que eu comecei após ler o livro "Crazy Sexy Diet" da autora Kris Carr.
Estou pesquisando muito sobre isso e me adaptando, pois como ela é americana, algumas coisas que são comuns lá, não são aqui, mas posso dizer que já emagreci e a celulite está sumindo. Não vou fazer o post agora, porque quero me adaptar bem para que eu possa dar dicas corretas e de acordo com o nosso país.

Quem quiser saber mais sobre isso e não tiver paciência para esperar, fiz um post sobre a Kris Carr há um tempo atrás. Clique aqui para ver.

;)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

SUCO VERDE (desintoxica, emagrece e fornece minerais e vitaminas)




Como alguns já sabem, eu mudei minha alimentação e agora tento comer 80% de comida crua (verduras, legumes, frutas e sementes), 20% comida cozida (grãos) e estou evitando carnes e produtos animais, que não são nada bons para a saúde.

Uma maneira de ingerir muitas das vitaminas e minerais que a gente precisa - e isso serve pra qualquer pessoa, não só pra quem está mudando a alimentação - é fazendo o SUCO VERDE. 

Isso serve bem pra quem não é fã de frutas e verduras, como eu. Adoro legumes e algumas folhas, mas não sou muito fã de frutas e da maioria dos vegetais, tipo couve, por exemplo.

Se você não conseguir ou não quiser mudar totalmente seu estilo de vida e sua alimentação, mas estiver disposto a mudar apenas UMA coisa. Eu sugiro o suco verde.

O suco deve ser tomado 2 vezes ao dia. 

Substitua o café da manhã por ele e volte a tomar à tarde ou na hora que você chegar do trabalho.

- A base do suco é sempre pepino ou salsão ou os dois juntos se você preferir, pois eles são desintoxicantes. Coloque um pepino ou 2 talos de salsão. Se o pepino for orgânico, coloque com casca, se não, descasque, pois a casca dos legumes que não são orgânicos tem muito agrotóxico.

- Adicione sempre uma verdura beeem verde como couve, brócolis, espinafre. Quanto mas verde, mais minerais como cálcio e ferro. (2 ou 3 folhas de couve ou espinafre por exemplo)

- Pode adicionar um legume. Eu sempre coloco uma cenoura, porque além de todos os minerais que ela tem, ainda deixa a pele coradinha. 

- Adicione também uma fruta. Eu coloco a fruta que tiver na geladeira. Cada dia uma fruta de cor diferente.  

Pra quem gostar, pode parar por aqui, mas os que não gostam e acham que a combinação de pepino com couve tem gosto e cheiro de Maria-Fedida (não, nunca comi, mas imagino):

- Adicione um limão (pode ser com ou sem casca).

O limão tira o gosto de qualquer coisa, independente do que você colocar no liquidificador ou na juicer, seu suco vai ficar com gosto de limonada. Além de ser um ótimo "camuflador" de gosto de Maria-Fedida, o limão ainda ajuda a retirar a acidez do seu organismo. O ferro contido nos vegetais precisa da ajuda da Vitamina C para ser absorvido pelo organismo... e adivinha quem tem montes de Vitamina C?... Limão! Que frutinha maravilhosa, hein?!..

O problema de adicionar o limão é que ele azeda depois de um tempo e quem não tem tempo de fazer o suco 2 vezes por dia, não consegue guardar para tomar depois. A solução é fazer o suco sem o limão e depois espremer no copo na hora de tomar.

- Coloque 2 copos d'água.

- Bata tudo no liquidificador, coe e sirva com gelo.

Servem até 4 copos. Eu divido com o Beno, 2 copos para cada um.

Para deixar o seu suco ainda mais saudável, depois de pronto, você pode adicionar farinha de chia e linhaça, que são riquíssimas em nutrientes e ômega3.

O ideal que que você tome em no máximo 15 minutos, pois após este período o suco começa a perder propriedades. Mas como é melhor tomar um suco com poucas propriedades do que nada, você pode colocar com gelo em uma garrafinha térmica bem fechada e levar para o trabalho para tomar à tarde.

Quando você perder o medo, pode temperar como quiser. Eu coloco manjericão, folha de mostarda, tem gente que coloca gengibre... enfim... fique à vontade. 

Eu ainda sirvo numa taça, pra ficar bem chique. Adoro!

;)



quarta-feira, 11 de abril de 2012

Riviera Maya e Cancun - Dicas que ninguém te dá e fazem muita falta!



Não quis deixar o post anterior (Tubarão Baleia) muito extenso, então resolvi fazer outro post com algumas dicas. Nada sobre lugares, hotéis, restaurantes e parques, pois isso você encontra em vários sites na internet e é fácil saber. Clique aqui

Vou dar algumas dicas, que ninguém me deu e fizeram muita falta. E olha que pesquisei tudo e saí daqui sabendo tudo o que se pode saber através de livros e internet. Mas não sabia o que a gente só sabe quando sente na pele a necessidade. 

Não posso ser injusta, pois uma dica muito importante, meu amigo Márcio, que viajou junto com a gente, me deu antes de ir e essa dica mudou totalmente a nossa viagem: 

Muita gente no Brasil não sabe, mas existe uma cidade muito mais legal para ficar hospedado na Riviera Maya do que Cancun: Playa del Carmen. A cidade é liiinda, as praias são fantásticas e os bares e restaurantes maravilhosos. Podemos dizer que Playa del Carmen está para Cancun como Maresias está para o Guarujá, mas muito melhor, porque diferente de Maresias, ficar em Playa não é mais caro do que Cancun e Playa só fica há 1 hora de Cancun, então dá para conhecer os dois, onde quer que você fique.

Então, aí vai: 

- Se você tiver equipamento de snorkel, leve! Você vai usar em todos os passeios e mesmo quando estiver na praia, como o mar é muito limpo e cheio de peixes e corais, sempre que for dar um mergulho, você vai querer ir de máscara. Em Akumal, uma das praias maravilhosas da Riviera tartarugas gigantes vêm comer algas no rasinho e você pode chegar bem pertinho delas, pois elas não se assustam. É demais! Caso não tenha equipamento de snorkel, compre um assim que chegar lá, pois se insistir em ir sem, vai ter que colocar a boca onde centenas de outros já colocaram. Eu passei por isso no primeiro passeio (Eca!). 

- Para não agredir o meio ambiente, existem alguns tipos de protetor solar que são biodegradáveis, compre desses. Lá, eles vendem em todas as farmácias e lojinhas.

- Leve boné, chapéu, protetor solar e pouquíssima coisa para carregar durante as visitas às pirâmides, pois você vai andar o dia todo no sol. 

- Se você tiver um dia de descanso, vá para a praia de Akumal, que tem quiosques com comida e bebida barata, artesanato e você pode mergulhar com as tartarugas e deixar suas coisas guardadas na lojinha de mergulho onde você também pode comprar ou alugar equipamentos.
Se tiver 2 dias de descanso, depois de Akumal, vá para Mamitas Beach. É uma praia maravilhosa onde você pode alugar cadeiras e guarda-sóis e passar o dia tomando sol, mergulhando e comendo e bebendo por um preço legal. 
Você também pode visitar as duas em um só dia. Vá de manhã para Akumal e à tarde para a Mamitas e aproveite para esticar à noite nos restaurantes e baladas que ficam lá perto.

- Em Playa del Carmen ficam as melhores baladas que eu já fui. A Rua 12 e a 1a. Avenida são repletas de baladas que até meia noite não cobram entrada. Um segredo: Eles carimbam seu braço e você pode entrar e sair quantas vezes quiser das baladas, então antes da meia noite você entra em todas, pega o carimbo e depois pode entrar em qual quiser, na hora que quiser. A melhor para mim é a Mandala.

- Existem alguns passeios que não são divulgados, como o mergulho com Tubarão-Baleia, portanto, converse com os moradores locais e peça dicas.

- Taxi é muito barato em Playa, mas se quiser gastar menos ainda, existem as vans que te lavam para qualquer lugar por 2 à 4 dólares.   

- Os produtos são muito baratos no México, quase tão baratos quanto nos EUA. Você pode comprar perfumes, cosméticos, óculos e roupas na 5a. Avenida de Playa ou no Shopping de Cancun. Maquiagem, cremes, acessórios, bebidas e eletrônicos você encontra nos supermercados. O Wallmart é 24 horas, portanto, uma boa hora para ir às compras é após o jantar. Assim você não fica carregando pacotes.

- Ah, se você não for fazer scuba diving, não vá para Cozumel. Tudo de interessante que você tem para fazer em Cozumel é muito mais interessante na Isla Mujeres. Cozumel tem recifes de corais maravilhosos, mas só vale a pena se você tiver curso de mergulho. Utiliza esse dia para fazer coisas mais legais. Na primeira vez que eu fui pra Cancun me aconselharam a não ir, na segunda vez eu teimei e fui. Foi legal, mas quase fomos assaltados e Isla Mujeres dá de 10. Repito: se você for fazer Skuba Diving (mergulho com cilindro) sim é legal! Aliás essa é uma dica boa: Faça um curso de mergulho antes de ir para Riviera Maya e você vai aproveitar muito mais!

- Nós, brasileiros, não temos costume de dar gorjetas, primeiro porque aqui as coisas já são muito caras, segundo porque na maioria dos restaurantes a gorjeta já vem inclusa. Mas nos outros países do mundo, isso inclui o México, você deve dar gorjetas:
   Deixe 2 dólares no criado mudo do seu quarto de hotel para a camareira.
   Você deve dar 1 dólar para cada mala levada pelo carregador de malas.
   Se seu hotel for all inclusive, 2 à 5 dólares são boas gorjetas para garçons, bartenders e outros.
   Taxistas ficam felizes com 2 a 5 dólares também.
   O restante dos serviços pagos, como restaurantes o atendente recebe 10% se o serviço foi ruim, 15% para um serviço bom e 20% para um serviço excelente.


Enjoy! ;) 

Indo nadar com os Tubarões-Baleia

5a. Avenida de Playa del Carmen

Mamitas Beach


Mamitas Beach


Mamitas Beach Club - Tem chuveiro, banheiros, restaurante e
garçons que te servem lá na praia.  Chique demais!

Isla Mujeres

Cancun

Chichen Itza

Akumal



Cancun

Isla Mujeres

Tubarão-Baleia - Golfo do México

Isla Mujeres

Mergulho com Tubarão Baleia - Riviera Maya



Sim, você leu certo. Mergulho com Tubarão Baleia, aliás, Tubarão não, Tubarões, centenas deles.

Se você está assustado, se perguntando se isso realmente é possível para simples mortais que não são exploradores nem da própria piscina, saiba que é possível sim!










Você não precisa ser nenhum explorador, mergulhador, aliás, não precisa nem saber nadar.

Eu também fiquei profundamente chocada ao descobrir isso quando fui para Playa del Carmen e um amigo que mora lá me disse que tinha mergulhado com Tubarões Baleia e melhor ainda, eu também podia se quisesse... Rá! Claaaaaro que eu quis! (Aliás, obrigada Gus! Caso você não saiba, foi responsável por uma das maiores e melhores experiências da minha vida e do Beno.)

Claro, esse sempre foi um sonho, mas nunca na vida imaginei que um dia fosse realizar. Nunca imaginei que ia poder mergulhar com um dos animais mais fascinantes do mundo...

Rs... sim, tenho alguns sonhos deste tipo... fui criada assistindo As Aventuras de Jacques Cousteau na TV Cultura e meu pai era daqueles que vão com os filhos na locadora e acabam nos convencendo que é muito mais legal alugar um documentário sobre animais do que um desenho ou um filme da Xuxa e os Trapalhões, que era o que tinha naquela época. Hoje agradeço muito por isso.

Uma vez assistimos ao documentário do primeiro homem a nadar com um Tubarão Baleia, naquela época era raríssimo encontrar um. Não existia Google Earth, nem satélites monitorando cardumes de centenas de tubarões para sabermos exatamente onde encontra-los. Desde então, aquilo virou meu sonho. Mais um daqueles sonhos que a gente sabe que não vai realizar nunca, do tipo pisar na lua.

Mas, contrariando todas as estatísticas, eis aqui a prova de que nenhum sonho é impossível:





Não se assustem pelo tamanho. Eles são grandes - o maior peixe do mundo - mas são extremamente dóceis, não têm dentes e sua alimentação é à base de planctons (algas e animais bem pequenininhos) e pequenos peixes. Ele fica com a bocona aberta porque precisa filtrar a água do mar para recolher o plancton, é assim que se alimenta.

Pra quem está pensando em correr e comprar seu pacote para o México, acalme-se! Eles nem sempre estão por lá. Eles andam em cardumes de 90 a 400 animais e vagam por todos os oceanos em busca de plancton. Isso significa que ficam no Golfo do México apenas durante alguns meses do ano. Nos outros meses você pode mergulhar com eles em Galápagos, na África do Sul e na Austrália.

Para saber mais sobre o Tubarão Baleia clique aqui.

Para saber mais sobre o Mergulho com Tubarões Baleia em Cancun clique aqui.

See yah! ;)



terça-feira, 10 de abril de 2012

Dicas de Viagem

Como eu já disse, não sou nenhuma expert em nada, muito menos agente de viagens, mas dou meus pulos...

Pesquiso TUDO antes de viajar: melhor lugar para ficar, melhores lugares para visitar, converso com gente que mora no lugar, com gente que já foi, compro livros, baixo mapas no celular, livrinhos de bolso, enfim, chego conhecendo como a palma da minha mão.

Uma coisa que viajantes de primeira viagem fazem muito é comprar um pacote e acreditar cegamente no que seu agente prometeu e recomendou. O que a gente precisa entender é que esses agentes recebem comissão e na maioria das vezes te mandam pros lugares que pagam melhor.

Por isso, sempre, sempre, sempre escute quem já viajou, peça opinião e procure por comentários na internet de pessoas que já viajaram. Já me livrei de algumas roubadas assim.

 Algumas dicas que vão tornar sua viagem muito mais fácil, agradável, segura e (opa!) BARATA:

--> Reserve seu hotel em sites de reservas online. Primeiro porque as pessoas comentam sobre suas experiências. No site oficial do hotel você consegue ver a piscina, a decoração, o quarto e o chuveiro, mas não vê as condições de higiene, o estado de conservação, se existem baratas, se os funcionários são educados ou se o local é barulhento. Informações sobre a experiência de quem realmente testou o hotel, você só encontra em sites de booking. Segundo porque estes sites geralmente fazem promoções com descontos de até 70% e acaba saindo muito mais barato fazer a reserva através deles. 

Eu entro no www.tripadvisor.com.br escolho o hotel e ele automaticamente te leva para as melhores promoções entre todos os sites de booking.

--> Verifique se a cidade tem algum tipo de CityPass ou pacote de pontos turísticos. Além de pagar metade do preço em museus, galerias e outros pontos turísticos, você não precisa ficar na fila. 

--> Verifique se existem aqueles ônibus Hop in - Hop off. São ônibus, geralmente de dois andares, que passam por todos os pontos turísticos da cidade. Você pode comprar tickets de 24 ou 48 horas (em NY tem até de 72h) e também tickets para tour noturno. Esses ônibus te levam por todos os pontos turísticos da cidade e você pode descer, passear, visitar os pontos turísticos e subir no próximo ônibus. O mais legal é que o passeio é guiado, então eles te explicam tudo a respeito do próximo ponto turístico que você vai visitar. Não preciso nem dizer que nenhuma companhia de viagens ganha da dupla CityPass + Ônibus Hop in-Hop off. Principalmente porque você tem a liberdade de ficar o tempo que quiser nos lugares. Mais tempo nos que você gostar mais e menos (ou nenhum) no que não gostar.

Eu sempre compro o ticket do ônibus e dou uma volta completa, que geralmente leva de 2 a 3 horas, e vou anotando todos os pontos que quero visitar primeiro. Após a volta completa, recomeço de novo parando nos pontos que eu mais gostei. 
Vou explicar: Faço isso, primeiro porque dessa maneira conheço a cidade inteirinha de uma vez e tenho uma dimensão exata de como ela é. Segundo porque se você for parando em todos os pontos logo de saída, quando chegar na metade você já está exausto e vai passando super rápido pelos que faltam, e se os mais legais estiverem no final, você nem vai achar tão legal, portanto, escolha bem e visite primeiro os mais legais!

Faça isso nos primeiros dias de sua viagem, assim você faz tudo o que "tem" que fazer e fica livre para curtir o resto da viagem andando pela cidade, voltando onde achou mais legal, passeando, indo a museus, teatros, restaurantes.

--> Ande à pé! É o melhor jeito de você realmente conhecer uma cidade, andando o dia todo de um lugar para o outro à pé. Se não puder andar à pé, prefira ônibus ou metrô, que vai fazer com que você conheça pelo menos um pouquinho da cidade. Se você andar só de táxi ou carro alugado, vai sair de um estacionamento para o outro e não vai ter muito contato direto com a cidade.

--> Gorjetas!
      Deixe 2 dólares no criado mudo do seu quarto de hotel para a camareira.
      Você deve dar 1 dólar para cada mala levada pelo carregador de malas.
      Se seu hotel for all inclusive, 2 à 5 dólares são boas gorjetas para garçons, bartenders e outros.
      No restante dos serviços pagos como táxi e restaurantes o atendente recebe 10% se o serviço foi ruim, 15% para um serviço bom e 20% para um serviço excelente.


NYC


Washington



Cancun - México


Santiago - Chile
Lima - Perú


Esse é o meu jeito de viajar, espero que te ajude a descobrir o seu. ;)







É possível prevenir o câncer?

Bom, como já sabem, eu geralmente estou obcecada por algum assunto e o assunto dessa vez é prevenção do câncer e doenças crônicas.

Tá, vou explicar o porquê da obsessão por esse assunto:

Há um mês atrás, encontrei dois nódulos, um em cada seio. Marquei uma consulta urgente no meu médico e quem mora em SP sabe o que isso significa: uma semana.

Bom, durante essa semana, me tornei obcecada em descobrir porque eu estaria com aquela doença e fui procurar respostas na internet, descobri muitas coisas, inclusive sobre tratamentos e prevenção.

Após minha visita ao médico e a constatação de que eram nódulos de gordura que sobraram porque emagreci 7 quilos em poucos meses (Eba!), fiquei aliviada, mas com tudo aquilo que pesquisei na cabeça.

Não fiz nenhuma descoberta genial, descobri o que na verdade todo mundo sabe, mas ninguém (ou melhor, os preguiçosos e famintos como eu) quer ver. A prevenção de várias doenças crônicas, entre elas câncer, depressão, ansiedade, diabetes e várias ouras se equilibra em 3 pilares: alimentação, exercícios e vida livre de stress.

Há algum tempo atrás, uns 4 anos pra ser mais exata, assisti à um documentário no Discovery H&H sobre uma menina que descobriu que tinha câncer no fígado, pâncreas e pulmão. Ela filmou toda a batalha dela contra a doença, todos os tratamentos loucos que mandavam ela fazer e que na maioria das vezes não davam resultado nenhum, até que ela encontrou um tratamento através da mudança na alimentação e no estilo de vida que deram resultado. Após 4 anos de luta, finalmente os tumores (mais de 24) entraram em remissão.

Fiquei tão tocada pela história (chorei de soluçar as duas horas inteiras do documentário), que quando acabou, me dei conta de que eu não tinha anotado no nome da menina e nem no nome do documentário. Tentei procurar no site do H&H, Google e não achei, mas fiquei com aquilo na cabeça.

Na semana passada, recebi um e-mail sobre prevenir o câncer através da oxigenação das células e o estilo de vida e a dieta propostas por eles era exatamente o que a menina fazia no documentário.

Procurei muito, umas 3 horas vasculhando tudo no Google e finalmente descobri tudo.

O nome da menina é Kris Carr, que não é tão menina assim. Ela descobriu que tinha câncer há 9 anos, com 31 anos de idade. Há 5 anos os tumores estão em remissão graças à sua mudança de vida. Ela tem alguns sites e escreveu vários livros contando sua história e dando dicas sobre câncer e alimentação, mas infelizmente só consegui achar um em português, com a ajuda do meu sogro, chama "Com câncer - e agora?" da editora Globo. Clique aqui e aqui para saber mais.

 Comprei o e-book "Crazy Sexy Diet" por 9 dólares na Amazon e estou lendo.

Já mudei meu estilo de vida, cortei açúcar, refrigerante e frituras, diminuí bastante o consumo de alimentos de origem animal e aumentei o consumo de comida crua como verduras, legumes, frutas e grãos. O período de desintoxicação é de 21 dias, estou no segundo, mas já posso assegurar que é bem difícil, pois agora percebi que só comia porcarias. Só que depois que a gente fica sabendo que tipo de porcaria estamos obrigando nosso corpo a engolir a história muda. Clique aqui para entender o que você come.

Não é o simples, "vou parar de comer pra não engordar" é o vou parar de comer pra não morrer!

Quem conhece alguém que tem algum tipo de doença crônica ou quer adotar um estilo de vida mais saudável e quer saber mais, vou deixar alguns links:

O nome do documentário é "Crazy Sexy Câncer" traduzido para "Com câncer e ainda sexy" da TLC, produzido por Kris Carr. www.crazysexycancer.com

Para comprar o DVD do documentário clique aqui. Eu comprei, mas ainda não chegou para saber se tem legendas em português. Assim que descobrir, posto aqui.

Outros sites:

www.crazysexylife.com
www.crazysexydiet.com

https://www.facebook.com/KrisCarr.FanPage
http://twitter.com/#!/Kris_Carr
http://www.youtube.com/KrisCarrTV







Hey yah!






Meu nome é Paola e resolvi começar este blog por causa do Facebook.

Vou explicar: Posto um monte de coisas lá que depois de um tempo se perdem no meio das postagens e quando alguém me pergunta sobre uma coisa que eu já postei, acabo não encontrando e tendo que postar de novo. Imaginem a minha felicidade em ter que pesquisar tudo de novo e escrever tudo de novo... Mas eu faço. Não consigo deixar uma pergunta sem resposta. Mesmo quando me perguntam o que eu não sei, eu pesquiso até saber o suficiente pra poder responder. 
Quando alguma coisa me interessa eu quero saber o máximo possível sobre o assunto, leio todas as reportagens que o Google puder buscar, assisto todos os vídeos no YouTube, sigo experts no Twitter... enfim... acabo aprendendo bastante sobre o assunto e geralmente as pessoas próximas começam a me perguntar.
Paola's Way (Jeito da Paola) é um blog sobre o meu ponto de vista e o meu jeito de fazer as coisas. Isso não quer dizer que esteja certo ou que seja o único, sintam-se à vontade para concordar ou discordar do que quiserem.

;)