quarta-feira, 10 de abril de 2013

1° Passo para o sucesso: Torne-se uma pessoa agradável. 1 ano de blog!

Yay! Hoje faz exatamente um ano que comecei o blog e para uma data especial reservei um tema que acho fundamental a quem deseja ter sucesso em qualquer área da vida, relacionamentos, carreira, finanças... enfim, não existe como realmente ter sucesso na vida se não formos pessoas agradáveis.

Se você não consegue um namorado(a), está sem amigos, as pessoas no trabalho não gostam de você ou todos com quem você tenta conversar logo dão um jeito de escapar, você provavelmente não é uma pessoa agradável. Pessoas agradáveis atraem outras pessoas e as fazem querer estar sempre por perto.

É a sua personalidade que determina se as pessoas vão se atrair por você ou vão querer lhe evitar, portanto, acredito que o primeiro passo para o sucesso seja se tornar uma pessoa agradável.

Segundo Napoleon Hill, sua personalidade é a vitrine onde você expõe o seu caráter para o mundo e é o que distingue você dos outros seres humanos. É a marca registrada pela qual as pessoas te reconhecem e é o que determina seu sucesso ou fracasso.

Para poder melhorar as partes da personalidade que precisam ser modificadas, você precisa enxerga-las da mesma maneira que as outras pessoas a vêem. É difícil, mas saiba que você tem o controle total sobre cada um dos traços de sua personalidade e pode melhora-los até ficarem exatamente como você deseja que eles fiquem.

Os traços mais importantes para se ter uma personalidade agradável são:

1- Ser uma pessoa positiva:

Sua atitude mental é o que atrai ou repele as pessoas, fazendo com que elas gostem ou não de você.

Se você atrai as pessoas e sente que elas gostam de ficar perto de você, certamente você tem uma atitude mental positiva.

É impossível esconder uma atitude mental negativa, pois existem várias maneiras de identificar a atitude mental de uma pessoa.

Primeiro as pessoas se sintonizam e captam sua energia sem que você diga uma palavra ou faça nenhum movimento. Depois você revela sua atitude mental através de seu tom de voz e expressão facial e finalmente pela demonstração de cortesia ou consideração que você tem com as pessoas.

2- Flexibilidade

Para ter uma personalidade agradável, você precisa ser flexível e se ajustar às circunstâncias sem perder a compostura ou se permitir ficar irritado.

Precisamos entender que nós não podemos controlar as ações de outras pessoas para que elas não nos deixem irritados, o que podemos controlar é a nossa reação diante dessas ações.

Se você tiver uma mente flexível, será impossível que outras pessoas consigam te deixar irritado ou nervoso sem o seu consentimento e cooperação.

Se você observar, vai perceber que todas as pessoas com os mais altos níveis de sucesso conseguem controlar sua reação às influencias de outras pessoas.

3- Sinceridade

A pessoa que não é sincera em qualquer de seus relacionamentos é logo detectada e rejeitada. Ninguém é atraído por uma pessoa que se empenha em enganar os outros.

Sinceridade é uma qualidade de caráter que não pode ser fingida nem mesmo pelo melhor dos atores, pois a falsidade carrega com ela um sinal de alerta que é facilmente reconhecido por outras pessoas.

A pessoa falsa só consegue enganar a si mesma se acha que está enganando aos outros, pois por mais que ninguém o desmascare, todos sabem quando alguém está mentindo. É só você se lembrar de suas próprias experiências com pessoas falsas para saber que isso é verdade.


Veja agora alguns dos hábitos que podem destruir uma personalidade agradável:

1- Um dos piores hábitos de pessoas desagradáveis é o de interromper a conversa ou mudar de assunto quando outros estão falando.

2- Sarcasmo: É horrível quando alguém decide ser sarcástico e faz aqueles comentários que acredita serem super inteligentes, mas na verdade não são.

3- Vaidade: Você vai se tornar bem impopular se outras pessoas identificarem vaidade tanto em suas palavras, quanto em suas atitudes.

4- Indiferença ao ouvir o que os outros estão falando. Quando você não sabe ouvir as outras pessoas você é facilmente visto como alguém desagradável. É muito mais vantajoso ser um bom ouvinte do que um bom falante. Podemos sempre aprender algo ouvindo alguém falar, mas não se aprende nada ouvindo a si mesmo.

5- Falsos elogios: A tentativa de elogiar alguém quando o elogio não é merecido irá rapidamente ressentir os outros. Também vai colocar os outros em alerta e se o bajulador estiver querendo algo, não vai conseguir.

6- Ser do contra: O hábito de lutar contra o mundo e contra todos nunca é um hábito popular. Sempre que você se pegar fazendo isso, direcione a conversa para as coisas que acha certas ao invés de ficar reclamando das acha que estão erradas.

7- Desafiar os outros: Um dos piores hábitos da pessoa desagradável é o de desafiar diretamente aqueles com quem ela não concorda. Até porque não existe nenhum motivo para se fazer isso a não ser apenas pela vontade de ser do contra, que já vimos que é outro hábito horrível.

8- Conselhos não solicitados: Oferecer conselhos que não tenham sido solicitados pode tornar uma pessoa intolerável. Conselhos gratuitos costumam valer exatamente o que custam.

9- Falar sobre doenças: O hábito de falar sobre suas dores físicas faz com que a pessoa não seja bem-vinda. As outras pessoas podem até aguentar mas certamente acham extremamente desagradável.
Algumas pessoas falam de doenças apenas por não terem outro assunto. Se você quer se tornar agradável, dê um jeito de falar de coisas que interessam e dizem respeito àqueles com quem você está conversando.

10-  Tentar convencer os outros de sua superioridade: Usar palavras ou tópicos desconhecidos aos outros apenas para convence-los de que você é superior é um jeito bem eficaz de destruir sua popularidade. Se você deseja mostrar que conhece um assunto, precisa conversar com as pessoas de acordo com o nível delas e de modo que elas entendam.

11- Inveja do sucesso alheio: Os homens e mulheres notáveis são todos conhecidos por serem generosos, simpáticos e alegres em relação à fortuna dos outros.

12- Negligência com as roupas e postura nunca atrai e sempre repele outras pessoas. As roupas não fazem o homem, mas certamente lhe dão um bom começo se forem apropriadas e a falta de cuidado com a postura é imediatamente associada a uma atitude mental negativa.

Lembre-se: Não é natural uma pessoa não gostar de outra sem motivo. Se você não é apreciado por outras pessoas, tenha a certeza de que existe um motivo que você mesmo pode detectar e corrigir.

Para ter sucesso você precisa ser uma pessoa agradável. Isso requer coragem e honestidade consigo mesmo.

Bora, que temos muito o que melhorar pra chegar onde a gente quer, né?!

;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário