Ontem todo mundo que estava hospedado na casa da minha mãe (umas 12 pessoas), acordou com dor de garganta e resfriado. Eu, além de tudo, tenho sinusite e acordei com o rosto todo inflamado.
Passamos o dia em SP e ao chegar em Atibaia à noite começamos o processo de cura.
Se você quiser ficar bom logo, obviamente, não deve tomar remédios. Todo mundo sabe que o remédio resolve o problema de imediato e piora muito depois, quando não ataca outras coisas que estavam ótimas antes, como estômago, fígado e acabam com seu sistema imunológico.
Eu só tomo remédio quando estou com febre ou antibiótico em último caso mesmo, como quando faço alguma cirurgia.
Sou do interior e desde que mudei para SP eu sempre vivi doente... dor de garganta e sinusite todo mês. Nunca gostei muito de tomar remédio, mas a minha mãe sempre vinha com um Benegripe ou Cataflan e de vez em quando eu tomava, mas realmente nunca tomei antibiótico. Percebi que o Cataflan aliviava bastante a sinusite, mas no outro dia ficava bem pior e fui percebendo que todo remédio que eu tomava me deixava mais doente depois.
Há quase 8 anos atrás, eu e o Beno combinamos de não tomar mais remédio. A gente ia aguentar firme e tentar nos curar de forma natural.
Depois que paramos de tomar remédio, fomos aos poucos parando de ficar doentes e em 7 anos, consigo contar nos dedos de uma das mãos as vezes que ficamos doentes... Eu tive sinusite umas 4 ou 5 vezes e ele umas 3 ou 4 vezes dor de garganta e resfriado.
Bom, além de tudo descobrimos que é muito mais fácil ajudar o organismo a se curar sozinho, tomando sucos, vitaminas e comendo alguns alimentos que são anti-inflamatórios naturais.
Para curar resfriados, inflamação na garganta e sinusite é bem fácil, basta saber que você vai precisar de um anti-inflamatório e um expectorante.
Alho é um poderoso anti-inflamatório e o limão é mais expectorante que qualquer remédio que existe.
Então é simples:
No jantar, faça uma sopa de cebola (que também é altamente expectorante) com alho. Natural, pelo amor de deus! Não me vá fazer aquelas sopas de saquinho que de cebola só têm o nome. Pare de ser preguiçoso! É só cortar de qualquer jeito uma ou duas cebolas, colocar na panela junto com dois dentes de alho, um pouco de sal, cobrir com água, tampar e deixar cozinhar e quando estiver pronto bater no liquidificador.
Faça junto uma limonada suíça. É só cortar um limão com casca e tudo e jogar no liquidificador com um pouco de água. Eu não coloco açúcar, mas você pode colocar bem pouquinho.
Faça uma "inalação" para retirar o que o limão dissolveu. Na verdade, só de você tomar um banho, já ajuda, pois o próprio vapor do chuveiro já vai servir quase que como uma inalação. Eu tenho um vaporizador/umidificador de ambientes, então coloco água filtrada nele e fico respirando o vapor por uns 5 minutos.
Pronto já é o suficiente para você colocar para fora tudo o que está entupindo o seu nariz e ajudar o seu corpo no combate noturno.
Ao acordar, antes do café da manhã você vai precisar de mais uma dose de anti-inflamatório.
O alho perde um pouco suas propriedades quando é cozido, portanto pegue 3 ou 4 dentes bem pequenos de alho descasque e engula com água, como se fossem comprimidos. Se você gostar ou tiver coragem pode mastigar, que é até melhor, mas eu não tenho.
Depois, esprema o suco de um limão em um copo d'água e coloque uma pitada de pimenta Caiena. Essa pimenta é um poderoso descongestionante nasal, tem inúmeros poderes de cura, além de ser fonte de vitaminas A, C e todas as vitaminas do complexo B (aliás preciso fazer um post só dela) e de quebra acelera o seu metabolismo e acaba com aquela moleza. (esse passo eu faço todos os dias, mesmo sem estar doente veja aqui).
O ideal é que ao invés do café da manhã, você tome um suco verde ou coma uma salada de frutas e um suco natural. Nada de leite, iogurte e frios. Lembre-se que você está querendo desentupir seu organismo e não entupir ainda mais...
Na hora do almoço, tome uma limonada e coma bastante cebola e alho. Nabo e gengibre também são ótimos expectorantes, mas eu não gosto, se você gosta, pode comer bastante também. Prefira comidas bem leves, pois lembre-se que seu organismo precisa de forças para se curar e não pode gastar energia digerindo aquele pedaço de picanha e aquele monte de queijo, manteiga e creme de leite que você costuma comer... Evite comer carne e qualquer derivado de leite.
À noite, repita os mesmos passos da noite anterior para dormir bem, você já vai estar quase curado.
No outro dia faça a mesma coisa.
Não se esqueça de tomar muita água e fazer o mínimo de esforço possível. Lembra que a sua avó dizia? É gripe??? Vitamina C e cama! (Essa história de Benegripe veio bem depois, quando a gente parou de ouvir as nossas avós e começou a acreditar na televisão...)
Não se esqueça de tomar muita água e fazer o mínimo de esforço possível. Lembra que a sua avó dizia? É gripe??? Vitamina C e cama! (Essa história de Benegripe veio bem depois, quando a gente parou de ouvir as nossas avós e começou a acreditar na televisão...)
Quando tomava remédios eu geralmente demorava uns 5 ou 6 dias para melhorar e uns 8 dias para ficar completamente curada.
Eu não peguei essa receita em nenhum livro, simplesmente juntei 1+1 e criei essa rotina, que me deixa melhor em um ou 2 dias e me cura completamente no terceiro.
Espero que ela também possa te ajudar!
;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário