Ando lendo muito sobre quebra de paradigmas.
Paradigma é algo que você aceita e acredita como se fosse uma verdade.
Quando somos criados em um ambiente de pais vencedores, eles acabam nos convencendo que vencer é fácil e nós nos tornamos vencedores, meio que por osmose.
O problema é quando o contrário acontece. Quando desde pequenos somos acostumados a ouvir que não vamos conseguir. Acabamos acreditando e um dia paramos de tentar, pois nós mesmos acabamos aceitando nossas limitações e acreditando que não vamos conseguir.
"É preciso trabalhar muito", "é difícil ganhar dinheiro", "a vida é dura" são frases que não são verdadeiras, mas de tanto ouvir, acabamos acreditando.
É muito difícil fazer o caminho inverso, seu cérebro custa a aceitar que tudo o que você tem como verdade é mentira, mas se quisermos mudar nossa vida, não podemos mais continuar pensando como sempre pensamos.
Não sei se você já ouviu a história sobre como eles treinam os elefantes para não fugir, mas é assim:
Quando o elefante é pequeno, você o amarra em um tronco bem grosso. Ele vai tentar fugir de todas as maneiras, mas uma hora vai simplesmente aceitar que não consegue e vai parar de tentar.
Então, depois que ele aceitou isso como uma verdade, você pode amarra-lo em um pequeno toco que ele não vai mais tentar fugir. Por isso vemos aqueles elefantes enormes presos a um toquinho.
Podemos até pensar: "mas será que ele não percebe que pode fugir?" Não. Ele não percebe, porque assim como nós, ele simplesmente aceitou suas limitações e parou de tentar.
Às vezes, nós simplesmente tentamos no momento errado, quando a situação era diferente, éramos pequenos demais para arrebentar a corda ou a árvore era grande demais para ser quebrada e agora que somos grandes e fortes permanecemos presos a um toquinho, só porque deixamos de tentar.
Quebrar paradigmas é acreditar que você vai conseguir, mesmo que você ou outros já tenham tentado antes e não tenham conseguido, mesmo que sua razão ou seus paradigmas insistam em te fazer pensar que você não vai conseguir.
É por isso que as pessoas especiais não dizem "eu vou tentar" e sim "eu vou fazer".
A diferença entre vencedores e perdedores é que ambos tentam, mas os vencedores só param de tentar quando conseguem.
Thomas Edson tentou 10 mil vezes antes de inventar a lâmpada.
Todo mundo riu de Henri Ford quando ele disse que queria fazer uma carruagem que andaria sem cavalos.
Marconi foi levado à um hospício para ser examinado por dizer que era possível transmitir o som pelo ar.
Ando quebrando alguns paradigmas, mas ainda faltam muitos.
E sabe qual a melhor motivação para continuar tentando? Conhecer histórias de quem já conseguiu.
Veja abaixo a história fascinante de um homem que não parou de tentar:
Bora arrebentar essa cordinha que já nos prendeu por tempo demais, pois, (parafraseando Raul) "nós temos uma porção de coisas grandes para conseguir e não podemos ficar aqui parados!"
;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário