Pesquiso TUDO antes de viajar: melhor lugar para ficar, melhores lugares para visitar, converso com gente que mora no lugar, com gente que já foi, compro livros, baixo mapas no celular, livrinhos de bolso, enfim, chego conhecendo como a palma da minha mão.
Uma coisa que viajantes de primeira viagem fazem muito é comprar um pacote e acreditar cegamente no que seu agente prometeu e recomendou. O que a gente precisa entender é que esses agentes recebem comissão e na maioria das vezes te mandam pros lugares que pagam melhor.
Por isso, sempre, sempre, sempre escute quem já viajou, peça opinião e procure por comentários na internet de pessoas que já viajaram. Já me livrei de algumas roubadas assim.
Algumas dicas que vão tornar sua viagem muito mais fácil, agradável, segura e (opa!) BARATA:
--> Reserve seu hotel em sites de reservas online. Primeiro porque as pessoas comentam sobre suas experiências. No site oficial do hotel você consegue ver a piscina, a decoração, o quarto e o chuveiro, mas não vê as condições de higiene, o estado de conservação, se existem baratas, se os funcionários são educados ou se o local é barulhento. Informações sobre a experiência de quem realmente testou o hotel, você só encontra em sites de booking. Segundo porque estes sites geralmente fazem promoções com descontos de até 70% e acaba saindo muito mais barato fazer a reserva através deles.
Eu entro no www.tripadvisor.com.br escolho o hotel e ele automaticamente te leva para as melhores promoções entre todos os sites de booking.
--> Verifique se a cidade tem algum tipo de CityPass ou pacote de pontos turísticos. Além de pagar metade do preço em museus, galerias e outros pontos turísticos, você não precisa ficar na fila.
--> Verifique se existem aqueles ônibus Hop in - Hop off. São ônibus, geralmente de dois andares, que passam por todos os pontos turísticos da cidade. Você pode comprar tickets de 24 ou 48 horas (em NY tem até de 72h) e também tickets para tour noturno. Esses ônibus te levam por todos os pontos turísticos da cidade e você pode descer, passear, visitar os pontos turísticos e subir no próximo ônibus. O mais legal é que o passeio é guiado, então eles te explicam tudo a respeito do próximo ponto turístico que você vai visitar. Não preciso nem dizer que nenhuma companhia de viagens ganha da dupla CityPass + Ônibus Hop in-Hop off. Principalmente porque você tem a liberdade de ficar o tempo que quiser nos lugares. Mais tempo nos que você gostar mais e menos (ou nenhum) no que não gostar.
Eu sempre compro o ticket do ônibus e dou uma volta completa, que geralmente leva de 2 a 3 horas, e vou anotando todos os pontos que quero visitar primeiro. Após a volta completa, recomeço de novo parando nos pontos que eu mais gostei.
Vou explicar: Faço isso, primeiro porque dessa maneira conheço a cidade inteirinha de uma vez e tenho uma dimensão exata de como ela é. Segundo porque se você for parando em todos os pontos logo de saída, quando chegar na metade você já está exausto e vai passando super rápido pelos que faltam, e se os mais legais estiverem no final, você nem vai achar tão legal, portanto, escolha bem e visite primeiro os mais legais!
Faça isso nos primeiros dias de sua viagem, assim você faz tudo o que "tem" que fazer e fica livre para curtir o resto da viagem andando pela cidade, voltando onde achou mais legal, passeando, indo a museus, teatros, restaurantes.
--> Ande à pé! É o melhor jeito de você realmente conhecer uma cidade, andando o dia todo de um lugar para o outro à pé. Se não puder andar à pé, prefira ônibus ou metrô, que vai fazer com que você conheça pelo menos um pouquinho da cidade. Se você andar só de táxi ou carro alugado, vai sair de um estacionamento para o outro e não vai ter muito contato direto com a cidade.
--> Gorjetas!
--> Gorjetas!
Deixe 2 dólares no criado mudo do seu quarto de hotel para a camareira.
Você deve dar 1 dólar para cada mala levada pelo carregador de malas.
Se seu hotel for all inclusive, 2 à 5 dólares são boas gorjetas para garçons, bartenders e outros.
No restante dos serviços pagos como táxi e restaurantes o atendente recebe 10% se o serviço foi ruim, 15% para um serviço bom e 20% para um serviço excelente.
NYC |
Washington |
Cancun - México |
Santiago - Chile |
Lima - Perú |
Esse é o meu jeito de viajar, espero que te ajude a descobrir o seu. ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário