quarta-feira, 11 de abril de 2012

Mergulho com Tubarão Baleia - Riviera Maya



Sim, você leu certo. Mergulho com Tubarão Baleia, aliás, Tubarão não, Tubarões, centenas deles.

Se você está assustado, se perguntando se isso realmente é possível para simples mortais que não são exploradores nem da própria piscina, saiba que é possível sim!










Você não precisa ser nenhum explorador, mergulhador, aliás, não precisa nem saber nadar.

Eu também fiquei profundamente chocada ao descobrir isso quando fui para Playa del Carmen e um amigo que mora lá me disse que tinha mergulhado com Tubarões Baleia e melhor ainda, eu também podia se quisesse... Rá! Claaaaaro que eu quis! (Aliás, obrigada Gus! Caso você não saiba, foi responsável por uma das maiores e melhores experiências da minha vida e do Beno.)

Claro, esse sempre foi um sonho, mas nunca na vida imaginei que um dia fosse realizar. Nunca imaginei que ia poder mergulhar com um dos animais mais fascinantes do mundo...

Rs... sim, tenho alguns sonhos deste tipo... fui criada assistindo As Aventuras de Jacques Cousteau na TV Cultura e meu pai era daqueles que vão com os filhos na locadora e acabam nos convencendo que é muito mais legal alugar um documentário sobre animais do que um desenho ou um filme da Xuxa e os Trapalhões, que era o que tinha naquela época. Hoje agradeço muito por isso.

Uma vez assistimos ao documentário do primeiro homem a nadar com um Tubarão Baleia, naquela época era raríssimo encontrar um. Não existia Google Earth, nem satélites monitorando cardumes de centenas de tubarões para sabermos exatamente onde encontra-los. Desde então, aquilo virou meu sonho. Mais um daqueles sonhos que a gente sabe que não vai realizar nunca, do tipo pisar na lua.

Mas, contrariando todas as estatísticas, eis aqui a prova de que nenhum sonho é impossível:





Não se assustem pelo tamanho. Eles são grandes - o maior peixe do mundo - mas são extremamente dóceis, não têm dentes e sua alimentação é à base de planctons (algas e animais bem pequenininhos) e pequenos peixes. Ele fica com a bocona aberta porque precisa filtrar a água do mar para recolher o plancton, é assim que se alimenta.

Pra quem está pensando em correr e comprar seu pacote para o México, acalme-se! Eles nem sempre estão por lá. Eles andam em cardumes de 90 a 400 animais e vagam por todos os oceanos em busca de plancton. Isso significa que ficam no Golfo do México apenas durante alguns meses do ano. Nos outros meses você pode mergulhar com eles em Galápagos, na África do Sul e na Austrália.

Para saber mais sobre o Tubarão Baleia clique aqui.

Para saber mais sobre o Mergulho com Tubarões Baleia em Cancun clique aqui.

See yah! ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário